HEPATOLOGIA
O que faz o hepatologista?
O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano cerca de 500 milhões de pessoas adquirem as hepatites virais. Esta doença é muito perigosa pois provoca a degeneração do fígado. Por isso, a consulta preventiva e de rotina com o hepatologista é muito importante para prevenir as doenças hepáticas. Além disso, através da consulta é possível encontrar a causa de qualquer desconforto ou incômodo. Assim, é importante separar um tempo para consultar este médico. Afinal, quanto antes um problema é detectado, mais rápido é o seu tratamento.
Quando procurar o hepatologista?
É muito importante que todos realizem consultas de rotina com o hepatologista para prevenir doenças e até mesmo o câncer hepático. Nessas consultas, o médico pode realizar um exame clínico para encontrar algum tipo de doença ou condição no paciente. No entanto, existem alguns sinais que mostram a necessidade de marcar uma consulta de forma urgente e imediata. Estes sinais podem ser:
-
Olhos e peles amarelados;
-
Fraqueza;
-
Inchaço no abdômen;
-
Vômitos com sangue;
-
Dor ou desconforto na parte lateral do abdômen;
-
Fezes mais claras;
-
Sangramentos pelo nariz.
É importante nunca ignorar um sintoma. Ao buscar o atendimento, é possível desde o início encontrar uma doença e tratá-la de forma rápida. Dessa maneira, evita-se que o problema se agrave e comprometa a saúde.
Quais são as principais doenças hepatológicas?
Como o hepatologista é responsável pelo fígado, pâncreas e vesícula biliar, muitas são as doenças que ele pode tratar. Assim, temos as principais e mais comuns:
-
Hepatites virais (A,B,C,D,E)
-
Hepatites autoimunes
-
Colangite biliar primária
-
Colangite esclerosante primária
-
Hemocromatose com acometimento hepático
-
Esteatose hepática (Gordura no fígado)
-
Doença de Wilson
-
Nódulos hepáticos
-
Hepatocarcinoma
-
Cirrose hepática
-
Ascite
-
Hipertensão portal
Ao notar os primeiros sintomas qualquer doença, o paciente deve procurar imediatamente um especialista. A demora do diagnóstico pode aumentar a gravidade dessas enfermidades, podendo correr riscos de saúde.