GASTROENTEROLOGIA
O que faz um gastroenterologista?
Os gastroenterologistas são os médicos que tratam das doenças que afetam o trato gastrointestinal. Qualquer doença relacionada ao aparelho digestivo, da boca ao ânus, deve ser diagnosticada e tratada pelo especialista.
O objetivo principal do especialista é detectar fatores que afetam a saúde dos pacientes e realizar exames físicos e laboratoriais. Após essa etapa, se necessário, ele orientará o melhor tratamento e o que fazer para evitar a recorrência do desconforto.
Quando procurar um gastroenterologista?
Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, esse médico é responsável pelo tratamento de doenças do fígado, pâncreas, reto, cólon, estômago, intestino delgado, vesícula biliar e ducto biliar. Sempre que notar sintomas como: problemas digestivos, diarreia, náuseas, prisão de ventre, dor de estômago, cólicas intestinais, etc., você deve procurar.
O especialista geralmente solicita um exame diagnóstico específico. Além disso, caso seja detectada alguma doença, também é possível prescrever medicamentos, orientações e dar indicações. Nesse caso, pode ser necessário fazer um acompanhamento. A este respeito, às vezes é necessária cirurgia no sistema gastrointestinal. Vários médicos estão qualificados para realizar este procedimento. A necessidade de intervenção cirúrgica geralmente está relacionada a hérnias epigástricas, incisionais, umbilicais e inguinais.
Quais são as principais doenças gastroenterológicas?
Esta especialidade é responsável pelo tratamento de várias doenças relacionadas com o sistema digestivo.
Dentre as principais doenças gastrointestinais, podemos destacar:
-
Gastrite
-
Doença do refluxo gastroesofagico
-
Esofagite
-
Doença Ulcerosa Peptica
-
Pancreatite
-
Parasitose intestinal
-
Dispepsia funcional
-
Diarreias crônicas e agudas
-
Síndrome do intestino irrritável
-
Constipação intestinal
-
Úlcera
-
Intolerância à lactose
-
Doença Celíaca
-
Hérnia de hiato
-
Hemorroida
-
Pancreatite
-
Doença do Crohn
-
Doenças Inflamatórias Intestinais
Ao notar os primeiros sintomas de alguma dessas doenças, o paciente deve procurar imediatamente um especialista. A demora do diagnóstico pode aumentar a gravidade dessas enfermidades, podendo correr riscos de saúde.