FibroScan®

O que é FibroScan®?

FibroScan® é um exame não-invasivo para do grau de fibrose hepática, conhecido com elastografia hepática transitória.

Hoje é um método válido para indicar o grau de fibrose hepática de diversas patologias hepáticas sendo que as mais

validadas são: hepatites virais, doença hepática alcoólica, doença gordurosa hepática não alcoólica e outros tipos

de doença hepática crônica (autoimunes, por exemplo).

O FibroScan®  foi criado na França e vem sendo usado mundialmente para avaliar o grau de fibrose (cicatriz) hepático, pode ser

utilizado também para avaliar a presença de gordura hepática.
Para realização do exame é necessário jejum de 2-4 horas e ele é feito com paciente deitado com o abdome para cima e o braço direito erguido e posicionado atrás da cabeça. O lado direito do abdome é exposto, e o médico encosta a sonda do FibroScan®️ no local onde o fígado se localiza, sem dor e somente com a sensação de uma pressão no local do exame.

A duração do exame é de cerca de 10 a 15 minutos, o resultado é liberado logo após o término do exame e o paciente pode fazer as suas atividades sem restrições.

Situações especiais:
Durante a vigência de intensa inflamação do fígado (hepatites agudas virais, alcoólicas), sugere-se que o exame seja feito após a estabilização dos valores das enzimas do fígado.
Crianças e adolescentes podem fazer o exame, no entanto a sonda deve ser a apropriada para sua idade.
Pacientes com obesidade leve a mórbida podem ter menor acurácia do exame, por vezes sendo necessário outro método diagnóstico.
A alimentação recente pode alterar os resultados, por isso é indicado o jejum ao paciente.
Pode ser aplicado em mulheres grávidas e pacientes com ascite.

fibroscan